Antes mesmo de existir como empresa, a Exportadora de Café Guaxupé já era um sonho em construção — um propósito movido pela união entre trabalho e qualidade. Nasceu do olhar sensível de quem compreendeu, desde cedo, que o café vai muito além do produto: é dedicação, relacionamento e, acima de tudo, confiança.

Foi com esse olhar que, em 1951, o Sr. Olavo Barbosa deu o primeiro passo dessa jornada: adquiriu o armazém onde já atuava no comércio de café.

Pouco tempo depois, comprou sua primeira fazenda e passou também a produzir. O sonho tomou forma, ganhou raízes e, em 1970, se consolidou com a fundação da Exportadora de Café Guaxupé.

Sirva-se de um bom café e acompanhe conosco essa trajetória construída com propósito, trabalho e paixão.

1951

Com coragem e visão, Sr. Olavo Barbosa compra o armazém onde trabalhava e dá início à sua própria história no comércio de café.
Plantando café ao lado dos filhos, Sr. Olavo fortalece sua história na cafeicultura com a aquisição da primeira fazenda — unindo a produção e a comercialização de café à produção de leite.

1960

1970

Fundação da Exportadora de Café Guaxupé, o sonho virou realidade.
Inauguração dos ARMAZÉNS GERAIS SUL MINEIRO com capacidade para armazenar 500 mil sacas, segurança e organização na estocagem de café.

1976

1979

A primeira exportação de café — 2.500 sacas rumo ao Canadá, dando início a uma nova etapa na jornada internacional.
Inauguração das novas instalações e ampliação dos armazéns, fortalecendo a estrutura da empresa.

1980

1984

Criação da marca Exportadora de Café Guaxupé, consolidando visualmente a identidade da empresa e fortalecendo sua presença no mercado.
Comemoração no escritório de Santos pela exportação de 500.000 sacas de café.

1985

1987

Lançamento do LEITE FAZENDA BELA VISTA – TIPO A, um marco de inovação na produção de leite no Brasil.
Primeiro embarque em container direto da Exportadora Guaxupé. Mais segurança ao processo de exportação.

1991

1994

Inauguração do armazém em Manhuaçu-MG, com capacidade para 100.000 sacas, fortalecendo a presença da empresa no mercado cafeeiro.

Aquisição da primeira selecionadora eletrônica: precisão na preparação dos lotes, ampliando a capacidade de atender grandes volumes e garantindo a qualidade, marca da empresa.

1998

2003

Com sensibilidade e visão de futuro, a terceira geração da família se juntou à segunda, preparando a sucessão e traçando os futuros caminhos da gestão.

O Sr. Olavo é homenageado pelo CECAFÉ como um dos grandes empreendedores do café no Brasil, reconhecendo sua contribuição marcante para o setor de exportação ao longo dos 275 anos da história do café no país.

Inauguração de uma das várias salas de informática apoiada pela Exportadora Guaxupé no Projeto “Inclusão Digital” do CECAFÉ, dedicado à educação e ao desenvolvimento das comunidades do setor cafeeiro.

2004

2005

Inauguração do laticínio Fazenda Bela Vista, onde passou a se produzir queijos, iogurtes, manteigas, etc.
A Fazenda São José alcança um importante reconhecimento ao se tornar a quarta fazenda do Brasil a obter a certificação UTZ (hoje, Rainforest Alliance), reafirmando o compromisso com a sustentabilidade e a qualidade.

2007

A ampliação da estrutura de selecionadoras eletrônicas reforça o compromisso em garantir a excelência no processo de benefício e rebenefício do café.
Certificação Starbucks: compromisso com a sustentabilidade e excelência na cadeia de fornecimento.

2010

2012

O mundo do café e do leite perde uma referência. O falecimento do Sr. Olavo Barbosa entristece a todos que acompanham essa trajetória de dedicação e paixão.

A Exportadora de Café Guaxupé se torna a primeira empresa a exportar café com o Selo do Programa Certifica Minas: compromisso com a qualidade.

2013

2015

Com uma liderança inspiradora, Flavia Barbosa assume a vice-presidência do Conselho dos Exportadores de Café, contribuindo para o crescimento e a representatividade do setor.
Firmada parceria com a Plataforma Global de Sustentabilidade do Café (GCP) no Brasil, reforçando o compromisso com práticas responsáveis e o futuro do setor.

2016

2017

Inauguração do Armazém 10, um novo espaço com capacidade para 300.000 sacas.
Neutralização das emissões operacionais de CO2.
Alinhada às tendências do mercado, a empresa investe em uma estrutura moderna de maquinários dedicada ao beneficiamento e Laboratório de Cafés Especiais de acordo com as metodologias SCA, reforçando seu compromisso com a qualidade e a inovação. Confraternização de final de ano no escritório de Guaxupé.

Flavia Barbosa é homenageada no Coffee & Dinner com o prêmio Mulher na Exportação.

2019

2020

Lançamento do portal “Seu Café”, tecnologia que fortalece a transparência e a proximidade com os produtores, oferecendo acesso online à movimentação e às operações de seus cafés.
Inauguração da unidade em São José do Rio Pardo – SP, com capacidade para 130.000 sacas, ampliando a presença da empresa em novas regiões.
50 anos de história, trabalho e paixão pelo café. Uma trajetória marcada pela dedicação de gerações que construíram, com esforço e amor, uma referência no mercado cafeeiro.

Criação do GUAXUPÉ PLANET Cafés Sustentáveis, programa de certificação próprio da Exportadora Guaxupé, que valoriza práticas sustentáveis da porteira ao consumidor.

2021

2022

Um marco de grande orgulho: a Exportadora de Café Guaxupé se torna a primeira empresa do Brasil a ter seu código de sustentabilidade reconhecido pela Plataforma Global do Café (GCP), evidenciando a seriedade, a transparência e o compromisso com um futuro mais responsável para o setor cafeeiro.

Inaugurada a usina fotovoltaica da Exportadora Guaxupé — um passo significativo na sustentabilidade, gerando energia limpa e renovável. Potência da usina: 1,38 Mega Watt chegando próximo à autossuficiência energética.

2024

2025

Construção do novo armazém com capacidade para 150.000 sacas…

JUNTOS  SEGUIMOS RUMO AO FUTURO, COM A
ESPERANÇA DE CONTINUAR NOSSA
JORNADA DE PARCERIA, RESPEITO
E CONFIANÇA

O FUTURO
É A NOSSA
HISTÓRIA